Visando estimular os valores ético-morais, a cultura de paz e a educação financeira dos participantes do Programa Meninos da Terra, em 2015 foi criado o Projeto “Ganhe Bônus Você Também”. Idealizado pela voluntária Nara Lopes, o projeto foi inspirado em programas de acúmulo de milhagens e premiações variadas, no qual instituía-se uma espécie de moeda de troca própria, que recebeu o nome de “VATS – Valores da Terra”, para troca na Lojinha VATS, um bazar aberto exclusivamente para os meninos e as meninas, uma vez por mês, com doações recebidas de brinquedos, roupas, guloseimas, acessórios, ou outros itens disponíveis, novos ou usados.

A ideia era criar um mecanismo eficiente e eficaz, que conseguisse premiar e incentivar quem de fato queria participar das atividades propostas, bem como levar à reflexão os impactos sociais, emocionais e econômicos, no processo individual, ao lidar com as perdas e ganhos, e por consequência, “responsabilizar” aqueles que reiteradamente atrapalhavam a realização das atividades do Programa.

Eles são “premiados” pela assiduidade, pelo bom comportamento, por atitudes colaborativas, pela apresentação da declaração escolar e a participação efetiva nas atividades recreativas, culturais e didáticas, que acontecem em todos os sábados. Mas também perdem se não cumprirem com os combinados, como por exemplo, desrespeito com os colegas e com a equipe, violência física ou verbal, atrasos dentre outros.

A construção desse mecanismo de troca contou com a participação dos próprios integrantes do Programa, desde a escolha do nome da moeda (VATS) à definição do modelo da cédula, que contém em seu verso os valores morais considerados mais importantes e eleitos mediante votação. Todo o processo foi elaborado de forma gradual e colaborativa. Os valores escolhidos foram: amor, honestidade, confiança, paciência, bondade e alegria.

Os bônus são cumulativos, anotados em uma caderneta própria, como se fosse uma conta bancária em nome de cada participante do Projeto, e no último sábado do mês podem ser ”sacados” e trocados, na Lojinha, por produtos de interesse dos participantes.

  

Em 2018, surgiu a manifestação do desejo das mães e responsáveis dos integrantes do Programa de participarem do projeto. A partir de então, elas também passaram a acumular ou perder bônus, seguindo os mesmos critérios de participação.

A manutenção e o crescimento deste projeto dependem do engajamento, interesse e apoio de pessoas de boa vontade, que doem materiais de higiene pessoal, brinquedos, material escolar, guloseimas, roupas, sapatos, entre outros itens, sejam novos ou usados, para serem disponibilizados na Lojinha VATS. Com isso esperamos estimular a crescente adesão ao Projeto por parte dos meninos, que, de forma lúdica e natural, estão em pleno processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, aprendendo regras e valores para uma perfeita integração à nossa sociedade.

Se você quer contribuir com este projeto, entre em contato pelo telefone (31) 3457-4660 ou pelo e-mail: servicosocial@terradasobriedade.org.br. Sua doação é muito importante para todos nós!