No dia 18 de outubro, Ronaldo Viana, Terapeuta Ocupacional, Mentor e Assessor Geral da Terra da Sobriedade recebeu a Comenda de Cinquentenário de Regulamentação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil, uma homenagem aos profissionais que se destacaram em suas carreiras profissionais e contribuíram com as profissões.

A Comenda foi instituída pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região / CREFITO-4 MG, para homenagear profissionais e reconhecer, em suas trajetórias, as contribuições às às profissões.

Foram sete categorias de mérito e Ronaldo foi indicado no Mérito Comunitário, por sua longa trajetória de dedicação e entrega.

Ronaldo Viana é Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Atendimento à Dependência Química pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG.
Em 2002 fundou a Terra da Sobriedade – Associação de Atenção à Dependência Química, onde exerceu a função de Superintendente e de Coordenador do Programa Papo Legal, do Governo do Estado de Minas Gerais e, atualmente é Assessor Geral.
Foi membro dos Conselhos Estadual (MG) e Municipal (BH) de Políticas Públicas Sobre Drogas. Membro Fundador do Grupo de Estudos Profundos de Terapia Ocupacional (GESTO). Contribuiu para a formulação do Decreto que institui a Política Estadual Sobre Drogas e o Sistema Estadual Andidrogas de Minas Gerais.
Foi Superintendente na SUPOD – Subsecretaria de Política Sobre Drogas.

Recebeu a medalha de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Mérito pela Valorização da Vida, pela Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD. É autor dos livros “Ser ou Não Ser”, pela editora Loyola e “Propostas de Diretrizes para a Política Pública de Prevenção do Uso de Drogas / Programa Papo Legal: Diálogos Comunitários para a Prevenção do Uso e Abuso de Drogas”, Governo do Estado de Minas Gerais / Terra da Sobriedade.

Parabenizamos ao mestre Ronaldo Viana, por esse merecido reconhecimento. Um homem que ajudou e ensinou a tantas pessoas ao longo de sua vida e continua contribuindo, com toda a sua longa experiência, na construção de um mundo melhor.