TRATAMENTO

A Terra da Sobriedade oferece tratamento para dependentes químicos de ambos os sexos e seus familiares em grupos de mútua-ajuda, ambulatório, permanência-dia e hospedagem.

Possui equipe clínica multidisciplinar de especialistas na prevenção e no tratamento de dependência química, que utiliza a metodologia de Comunidade Terapêutica familiar, aberta e urbana, sem restrição da liberdade de ir e vir.

O objetivo do tratamento é a sobriedade e a construção de um novo estilo de vida. A permanência na comunidade terapêutica está condicionada à disponibilidade do(a) paciente para abster-se de qualquer substância psicoativa durante o tratamento, inclusive do tabaco.

Veja abaixo as formas de tratamento da Terra da Sobriedade:

Grupos de Mútua Ajuda
Ambulatório de Especialidades
Tratamento Intensivo Especializado

GRUPOS DE MÚTUA AJUDA

Programa de mútua ajuda desenvolvido em grupos de apoio semanais, abertos ao público, gratuitos, coordenados por voluntários e fundamentados nas metodologias de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, Alanon e Naranon, Alateen e Narateen, Amor-Exigente e Pastoral da Sobriedade, dirigidos a famílias que enfrentam problemas relacionados ao uso de tabaco, álcool e outras drogas.

Segunda, Quarta e Sexta-feira – 16h às 17h

Grupo destinado às pessoas que desejam interromper o uso de qualquer substância psicoativa, e encontram dificuldades para se manterem em abstinência. Estas reuniões são coordenadas pelos monitores da Terra da Sobriedade, que atuam como facilitadores do grupo. Seus fundamentos estão respaldados na literatura dos Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA).

Quarta-feira – 15h00 às 17h00

O ‘Amor-Exigente’ é um programa de proteção social, que apoia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando a prevenção e qualidade de vida. É um movimento de leigos voluntários que realizam grupos de apoio baseados em 12 Princípios Básicos e 12 Princípios Éticos. Seus participantes são encorajados a agir em busca de uma mudança em suas próprias vidas e levados a construir a cooperação familiar e comunitária, através da vivência do Programa. O Grupo de Amor-Exigente na Terra da Sobriedade é aberto ao público e integra a Federação de Amor-Exigente – FEAE.

Sábado – 17h30 às 19h30

Grupo de mútua-ajuda, para dependentes químicos, e familiares, aberto ao público, gratuito e permanente. As reuniões são coordenadas pelo grupo de voluntários da instituição, formado por dependentes químicos e familiares em recuperação. São iniciadas com uma palestra/depoimento baseada nos princípios de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, Amor-Exigente e Pastoral da Sobriedade, que oferecem subsídios para reflexão nos subgrupos de dependentes e co-dependentes. Os grupos são norteados pela literatura dos programas de recuperação acima citados, que propõem estudo teórico e aplicação de princípios comportamentais e espirituais na própria vida, como forma de conquista da abstinência e caminho para a sobriedade. Ao final dos grupos há uma confraternização, com a realização de um lanche coletivo, trazido por seus frequentadores.

Quarta-feira – 15h30 às 17h00

O “Grupo de Orientação Familiar” é um atendimento continuado, gratuito e especializado para familiares de dependentes químicos, com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento ou sociabilidade. Através da troca de experiências, seus membros conhecem o transtorno de dependência, focando na inter-relação entre o dependente e as pessoas de sua convivência. É coordenado por profissionais especializados que facilitam a partilha. É gratuito e aberto ao público.

Grupos de Prevenção para crianças e adolescentes familiares de dependentes químicos

Sábados – 17h30 ás 19h30

Pessoas que convivem diretamente com dependentes químicos, especialmente as crianças e os adolescentes, apresentam maior risco de desenvolverem problemas afetivos, alimentares, sociais, comportamentais, escolares, e de uso abusivo e dependente de substâncias; mas todos estes transtornos são evitáveis.

A Terra da Sobriedade oferece grupos abertos e gratuitos de prevenção para crianças e adolescentes. São eles:

Para crianças de 5 a 11 anos, familiares ou não de dependentes químicos. Este grupo se fundamenta na proposta do brincar e do dialogar como as principais atividades da criança na vida. Através dele, elas aprendem as habilidades para sobreviver, ordenar suas ideias, seus sentimentos, suas percepções acerca do mundo e de si. Neste grupo a criança tem um espaço privilegiado para resgatar a sua ludicidade e resolver conflitos, construir e fortalecer sua formação humana, evitando a busca da violência e do uso de drogas como alternativas, tantas vezes valorizadas em sua família e na cultura. O assunto do uso de drogas nas famílias pode ser abordado livremente pelas crianças, durante as brincadeiras, sendo conduzido com base nos programas metodológicos que orientam a instituição (Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Amor-Exigente, Pastoral da Sobriedade e princípios clínicos humanistas).

Grupo para adolescentes de 12 a 18 anos, de ambos os sexos, familiares e amigos de usuários e dependentes químicos, que utiliza a metodologia dos Programas de Alateen, Narateen, Pastoral da Sobriedade e Amor-Exigentinho. O “Papo Sério” busca oferecer oportunidades para que o jovem possa dar vazão à sua necessidade de viver experiências significativas e de partilhá-las com o seu grupo, através do diálogo franco, da troca de experiências de vida e de atividades criativas e expressivas. Utiliza temas variados, que compõem a realidade do adolescente, como questões relativas à sexualidade, à busca de prazer, à dinâmica familiar, escolar e de outros grupos sociais, à opção profissional, aos direitos e deveres da criança e do adolescente, à violência e criminalidade, ao desenvolvimento e comportamento juvenil, ao bem estar social, além de outros temas diretamente relacionados ao uso e abuso de drogas.

Oferece a oportunidade de reflexão sobre os fatores de risco para o uso de drogas, através do compartilhamento de experiências de seus integrantes.

Apresenta literatura e sugestões de possíveis soluções e alternativas para os mesmos; discute, identifica e educa para a evitação de comportamentos de risco e estimula as ações e situações de proteção, contribuindo para o estabelecimento de metas pessoais a serem experimentadas a cada semana.

Estes grupos são gratuitos e abertos, com frequência voluntária e além de oferecer informações científicas sobre os temas abordados, apoia e fomenta o desenvolvimento sadio de seus integrantes, estimula a socialização, a conquista de novas amizades, promove a troca de experiências positivas e a resiliência, além de formar multiplicadores de prevenção.

AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES

O Ambulatório de Especialidades da Terra da Sobriedade oferece atenção a pessoas que necessitam consultar-se com profissionais especialistas em saúde mental e dependência química para avaliação, diagnóstico, orientação, gerenciamento de casos, encaminhamento, e acompanhamento de transtornos mentais e outros transtornos relacionados com o uso de substâncias químicas.

São oferecidos os serviços de:

  • Avaliação diagnóstica
  • Psicoterapia individual e em grupo
  • Prevenção de Recaída
  • Terapia de casal e de família
  • Atendimento de crianças e adolescentes
  • Atendimento em saúde mental
  • Orientação Familiar

Para agendar ligue: + 55 31 3457- 4660

TRATAMENTO INTENSIVO ESPECIALIZADO

A Terra da Sobriedade oferece acompanhamento diário para usuários de substâncias psicoativas, com equipe multidisciplinar de especialistas, que inclui assistência clínica de rotina, psicoterapia, laborterapia, grupos, alimentação e, ainda, hospedagem 24h (somente masculina), para usuários de tabaco, álcool e outras substâncias, de ambos os sexos, de qualquer raça e credo, maiores de idade, que se integram voluntariamente ao programa e desejam permanecer intencionalmente unidas.

O programa de promoção da saúde e tratamento de dependência química utiliza a metodologia de Comunidade Terapêutica, aberta e urbana, sem restrição da liberdade de ir e vir.

A participação é voluntária e o planejamento terapêutico é individualizado e o período de permanência é flexível. O período total de tratamento e o tempo de permanência diária é definido pelo indivíduo, em conjunto com a equipe, de acordo com projeto de atendimento singular – PAS.

A abordagem tem o objetivo de promover a sobriedade e o incentivo a um estilo de vida saudável e feliz. A permanência na Residência Terapêutica Transitória está condicionada à disponibilidade dos indivíduos para absterem-se de qualquer substância psicoativa inclusive do tabaco, durante a permanência no Programa.

A Terra da Sobriedade não oferece hospedagem ou internação involuntária, imediata, ou de emergência.

Para agendar uma avaliação, ligue: + 55 31 3457- 4660