Em Março de 2020, logo após a comunicação de estado de Pandemia, pela ONU e Organização Mundial de Saúde, a Terra da Sobriedade suspendeu todas as  atividades presenciais oferecidas ao público e elaborou um Plano de Contingência diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), apresentando os Procedimentos Operacionais Padronizados  necessários à prevenção de infecção e transmissão do mesmo.

Com muita eficiência e dinamismo, apesar dos muitos desafios que se apresentaram ao mundo, nos últimos tempos, a instituição iniciou o oferecimento da maioria de suas ações de forma virtual, cumprindo, de forma admirável e eficiente, sua missão de oferecer prevenção e cuidados em dependência química.

A partir da liberação dos órgãos oficiais para a reabertura dos serviços, foi elaborado um PLANO DE RETORNO que define as ações a serem retomadas presencialmente, suas datas de reinício e seu modo de funcionamento, com orientações a todas as pessoas que trabalham e acessam os serviços oferecidos pela Terra da Sobriedade.

É importante ressaltar que o cenário mundial relativo à saúde das populações ainda é incerto e tem exigido muitas adaptações, restrições e alterações no cotidiano das políticas públicas, dos serviços e das pessoas. Muitas delas serão definitivas e nos apresentarão tanto perdas significativas, como soluções criativas e inovadoras.

Considerando a característica essencial, da Terra da Sobriedade, de trabalho comunitário, grupal, que incentiva a convivência, a proximidade e a interação – os desafios que se impõem para o controle de riscos, na situação de pandemia, são imensos.

Portanto, o retorno das atividades será realizado gradativamente, seguindo os seguintes critérios:

  1. A capacidade institucional: recursos humanos, administrativos e financeiros disponíveis
  2. A possibilidade de cumprimento das normas sanitárias da Vigilância Sanitária/PBH e demais órgãos governamentais
  3. A organização para o cumprimento das fases/sinais:
    • Isolamento
    • Retorno Parcial – Sem grupos de risco e aglomerações
    • Retorno Geral

Estas etapas serão implantadas gradativamente e monitoradas, podendo avançar ou retroceder.

As condições do retorno dos programas e o avanço das etapas estão vinculados aos INDICADORES DE SAÚDE internos e externos (Prefeitura de Belo Horizonte).

O avanço das etapas exigirá o esforço conjunto de todos, para que os novos procedimentos presenciais sejam incorporados pela equipe, antes da abertura total ao público.

Iniciamos com o retorno presencial das equipes, para o treinamento dos procedimentos sanitários, a reorganização dos ambientes e o planejamento institucional.
A partir de hoje entra em vigor a segunda etapa, com o retorno das atividades individuais e grupais, que não incluam grupos de risco.

A programação será organizada, com CAPACIDADE DE PARTICIPANTES DEFINIDA, de forma a evitar aglomeração e de acordo com a capacidade institucional de gestão de cada ação:

Recepção: Segunda a sexta-feira de 9h às 17h
*Sob agendamento prévio

Atividades administrativas: Segunda a sexta-feira de 9h às 17h
*Sob agendamento prévio

Grupo de 12 passos: Segunda, quarta e sexta-feiras às 17h
*Capacidade máxima de 20 participantes

Santa Missa: Toda terça-feiras ás 17h
*Capacidade máxima de 24 participantes

Na terceira e última etapa, ainda sem data prevista, retornarão as demais atividades institucionais, que apresentam maior complexidade relacionada à gestão administrativo-financeira, ao número e ao perfil dos participantes (crianças, adolescentes, idosos e demais grupos de risco).

 

Para maiores esclarecimentos e agendamentos, ligue 3457-4660