A Secretaria de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, da Prefeitura de Nova Lima, por meio do Departamento de Direitos da Cidadania, coordenado por Janaína Perez, realizou, nessa quinta-feira, dia 29 de maio, uma Homenagem às Mulheres e Mães Nova-Limenses, como parte das comemorações do mês das mães.

Foram escolhidas seis mulheres, marcadas por uma doença social comum: o etigma, que deram a volta por cima para vencer as barreiras do preconceito e se ergueram com suas histórias de pequenas e grandes conquistas durante a trajetória da maternidade. Cada uma representando a bandeira de lutas sociais referentes às causas das quais se tornaram militantes, como: os direitos das pessoas com deficiência, diversidade sexual, igualdade racial, direitos da juventude, políticas sobre drogas e direitos da pessoa idosa.

Entre as Mães Nova-Limenses escolhidas, a homenageada que representa a luta pelas Políticas sobre Drogas foi Denise Morais, voluntária da Terra da Sobriedade e representante da instituição no município de Nova Lima. Denise participou ativamente da elaboração e construção da lei para implantação do Conselho Municipal sobre Drogas de Nova Lima, onde ocupou cadeira de vice-presidência e presidência até o final de 2014. Coordenou um Grupo de Mútua Ajuda para familiares de dependentes químicos na cidade e ainda hoje, mantém partilhas semanais com um pequeno grupo de pais.

A Terra da Sobriedade parabeniza todas mulheres e mães escolhidas, em especial, Denise Morais por seu engajamento e luta pelas Políticas sobre Drogas na cidade e, também, a diretora Janaína Perez, pelo olhar sensível diante da escolha de mulheres com histórias belíssimas de lutas e conquistas durante a trajetória da maternidade.