Entre os dias 7 e 9 de dezembro, aconteceu em Campinas/SP, a XVI Conferência Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas – CLACT, com o tema: “Conservar a Essência de Portas Abertas Para a Inovação”.  Realizado a cada dois anos pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, em parceria com a Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas – FLACT, a Conferência reuniu cerca de 1.000 pessoas de todo o Brasil e de 12 países da America-Latina.

O evento contou com uma ampla programação de palestras e painéis, apresentação de Trabalhos Científicos, exposição de pôsteres e apresentações artísticas e musicais.

Entre os vários palestrantes de renome, nacionais e internacionais, estiveram George De Leon, Pe. Gabriel Mejia, Pe. Haroldo Rahm, Manoel Bertolotti, Marcelo Ribeiro.

Ronaldo Viana e Ana Luíza Viana, fundadores da Terra da Sobriedade e a Doutora Carolina Couto da Mata, também apresentaram trabalhos. Ronaldo falou sobre os Desafios da Comunidade Terapêutica na América Latina, ao lado de Fabián Chiosso, atual presidente da FLACT. Dra. Carolina apresentou o trabalho como valor terapêutico tendo Ana Luíza como mediadora.

O encontro é de extrema importância, uma vez que abre espaço no âmbito estadual, nacional e internacional para aprofundar discussões, bem como analisar os cenários tecnológico, social e político das Comunidades Terapêuticas, da Prevenção do Uso e da Rede de Atenção aos usuários de Álcool e outras Drogas.

A equipe clínica da Terra da Sobriedade também participou do encontro.