A Terra da Sobriedade foi fundada em 2002, por um grupo de famílias comprometidas com a sobriedade, para dar continuidade ao trabalho iniciado pelos Terapeutas Ocupacionais Ronaldo Viana e sua esposa Ana Luiza Cesar Viana, que hospedavam dependentes químicos, em sua própria residência, juntamente com sua família.
O objetivo do casal era oferecer, além de tratamento especializado, uma acolhida familiar, integrada e motivadora aos pacientes – pois acreditavam que a ciência só é efetiva associada ao amor.
Há 18 anos promovendo e articulando ações de saúde, assistência social e políticas públicas, esta entidade se orgulha de sua missão e mantém sempre o foco na qualidade e na excelência de seus serviços, tornando-se referência nacional em sua área de atuação.
A Associação se renova a cada dia – não só pela segunda geração da família, que já integra sua gestão, mas também, pelas novas tecnologias de prevenção do uso de drogas, criadas e desenvolvidas por sua equipe de especialistas.
Durante nove anos, a Terra da Sobriedade ofereceu todos os seus serviços de forma gratuita e universal, contando com vários parceiros públicos e privados. Em 2014, sua atuação alcançou 57 municípios do Estado de Minas Gerais, com a implantação da Política Pública Estadual de Prevenção do Uso de Drogas.
Buscando adequar-se às novas conjunturas jurídicas e financeiras, voltadas para o terceiro setor e, em especial, para os serviços oferecidos pelas Comunidades Terapêuticas, o objetivo da instituição, nos próximos anos, é a busca de sua sustentabilidade, mantendo a qualidade dos serviços oferecidos e fortalecendo a gestão.