CONSULTORIA

CONSULTORIA

Contando com uma equipe de especialistas, com mais de trinta anos de experiência, a Terra da Sobriedade oferece consultoria e assessoria em prevenção, reabilitação e políticas públicas, para Escolas, Empresas, Comunidades Terapêuticas, Conselhos e Governos.

O processo inclui diagnóstico e planejamento conjunto com o cliente para a criação de diretrizes e a articulação de ações contínuas de prevenção do uso de substâncias psicoativas e de suas consequências.

Os interessados no serviço de Consultoria devem fazer contato através do email: atendimento@terradasobriedade.org.br.

Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas Sobre Drogas

Uma política participativa, planejada e estruturada alcança mais efetividade na prevenção do uso indevido de drogas e de suas consequências; na economia de gastos com saúde e assistência social, na segurança e na repressão à oferta.

A Terra da Sobriedade, oferece consultoria especializada para os vários níveis de Governo, para a criação e acompanhamento de Conselhos Estaduais e Municipais Sobre Drogas, através de diagnóstico social e mapeamentos locais e da capacitação de equipes para a elaboração de diretrizes e planos de intervenção.

Possui equipe de especialistas em planejamento, prevenção e tratamento do uso de drogas, políticas públicas e ciências sociais, com experiência comprovada na capacitação e articulação de redes.

Intervenção preventiva para Faculdades, Escolas e Empresas

Considerando a complexidade do processo de adoecimento relacionado ao uso de substâncias psicotrópicas e de sua abordagem e tratamento, torna-se prioridade das políticas públicas e dos serviços públicos e privados, a organização de dispositivos de atenção e intervenção flexíveis às necessidades de suas equipes e dos trabalhadores, com estratégias preventivas eficazes e fundamentadas cientificamente, que observam o respeito e a promoção dos direitos humanos e a inclusão social.

Organizações bem estruturadas e preparadas, alcançam melhores resultados e contribuem mais efetivamente com a política de responsabilidade compartilhada, e com a melhoria da atenção à população.

Consultoria e Assessoria para Comunidades Terapêuticas

Em vários países do mundo, as Comunidades Terapêuticas são um importante instrumento de atenção aos transtornos associados ao uso de drogas, tendo se tornado um modelo de excelência para o tratamento de usuários de substâncias e de suas famílias.

A Terra da Sobriedade destaca-se por sua equipe especializada e pela inovação na aplicação desta metodologia, tornando-se referência nacional na implantação, na articulação, na capacitação de equipes e na gestão do funcionamento de Comunidades Terapêuticas.

A Consultoria Especializada tem como objetivo oferecer formação, apoio e acompanhamento técnico, para a qualificação da equipe e o fortalecimento organizacional.

  

ENSINO E PESQUISA

A Terra da Sobriedade desenvolve ações de ensino e pesquisa, com foco na prevenção e tratamento da dependência química e áreas afins. Também são oferecidos Simpósios, Cursos, Eventos Científicos, Palestras e Retiros Espirituais, de acordo com demanda dos voluntários e parceiros.

Através da Editora da Terra da Sobriedade, foram publicados os livros:

O Trabalho na Comunidade Terapêutica: Fonte de Recuperação do Dependente Químico ficha técnica

  • Autor: Carolina Couto da Mata
  • Número de páginas: 158
  • Ano de publicação da 1ª edição: 2008

Transação Legal: Reflexão sobre o Uso de Drogas e a Lei

  • Autor: Ronaldo Guilherme Vitelli Viana
  • Número de páginas: 90
  • Ano de publicação: 2008

Propostas de Diretrizes para a Política Pública de Prevenção do Uso de Drogas

Programa Papo Legal: “Diálogos Comunitários para a Prevenção do Uso e Abuso de Drogas”.

  • Número de páginas: 75
  • Ano de publicação: 2011

Mensalmente realiza-se, também, a “Formação Continuada”, que são aulas de capacitação para funcionários, voluntários, familiares e interessados, visando uma preparação para a Atenção à Dependência Química, desde a prevenção e o tratamento até a reinserção social. A formação acontece geralmente no último sábado de cada mês. Confira a agenda.

Os interessados no serviço de Ensino e Pesquisa devem fazer contato através do email: atendimento@terradasobriedade.org.br.

No comments yet.

Leave Your Comments

Your email address will not be published.