No dia 28 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado. Uma data instituída em 1985, pela Lei nº 7.352, para reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que disponibilizam o seu tempo, de forma voluntária, em favor de causas de interesse social.

Ser voluntário é colocar-se a serviço do outro, doando o seu tempo, trabalho e talento, de forma desinteressada e não remunerada. É acreditar que, se cada um fizer sua parte, por mais singela que seja, estará contribuindo para um mundo melhor.

A Terra da Sobriedade, uma Associação sem fins lucrativos, acredita que é possível construir uma sociedade livre de drogas e, junto com diversas famílias, que comungam desse mesmo princípio, trabalha arduamente para melhorar a vida de diversas outras pessoas. É uma instituição de famílias que ajudam famílias na busca da sobriedade.

O voluntariado, na Terra da Sobriedade, cresce a cada dia, com pessoas cada vez mais empenhadas com a causa. Até o presente momento, são 72 voluntários cadastrados, que assinaram, cada um, o Termo de Voluntário e assumiram um compromisso com a instituição, doando parte do seu tempo. Desses, 59 colaboram de forma contínua, variando com frequência de horas semanais ou mensais.

A média de horas de trabalho, desses profissionais solidários, corresponde a 331,50 horas semanais. Isso é equivalente a contratação de 8 profissionais com carga horária semanal de 40h, uma economia inestimável para a empresa. Se levarmos em consideração os custos de trabalho, tendo como base a estimativa do voluntário sobre o valor de suas horas, a instituição ganha o equivalente a R$ 17.413,52 mensais, somente em mão de obra voluntária, desses que atuam de forma contínua.

Já os outros 13 voluntários contribuem de forma eventual. Dedicam-se à instituição sem um compromisso de horário fixo, mas com a mesma medida de amor.

Todos ganham com o trabalho voluntário: a instituição, que ganha mão de obra qualificada e gratuita e o próprio voluntário, que descobre uma nova razão de viver, fazendo o bem à diversas pessoas que necessitam de ajuda.

Neste dia Nacional do Voluntário, a Terra da Sobriedade parabeniza a cada um de vocês, que contribuem com essa causa e acreditam nessa instituição. Toda a nossa gratidão por essa doação, que não tem preço.

Se você quer se tornar um voluntário, entre em contato conosco e faça parte dessa grande família!